Mal sabemos o que pode um corpo. Não me refiro ao que pode o…
GERAES: UM ROMANCE DE AMOR, UM ENCANTAMENTO
Uma saga familiar, história fantástica de um mundo povoado por anjos, demônios e encantamentos, ou ainda uma sensível história de amor, contada em forma de poema em prosa? Geraes, o novo romance de Daniel Lopes Guaccaluz é um pouco de tudo isso.
Há um vasto mundo a pulsar neste curto e denso romance, repleto de evocações a um mundo mágico, algo místico, que às vezes lembra o universo de Guimarães Rosa, que é de certa forma homenageado por Guaccaluz. Existe, no entanto, de forma bem marcante, um diálogo contemporâneo no livro, com várias referências à cultura pop, ao rock and roll, à música popular brasileira e, em especial, aos compositores mineiros do conhecido “Clube da Esquina”, além de referências filosóficas e místicas, temas estes tão caros ao autor.
A cada linha do livro, enveredamos pelas trilhas misteriosas e traiçoeiras de Minas Gerais, com suas paisagens aprisionadas por montanhas e a solidão desses ermos que se refletem no próprio ser humano.
Alma e o Professor (Jó João) percorrem esse mundo mágico, mas também cruel e violento, onde a luta pelo dinheiro, pelo poder e pela própria sobrevivência a qualquer custo, impõe um alto custo humano.
O narrador do romance é um ser não nascido, aquele que não chegou a ser gerado, que vê um mundo do qual não pode participar, mas do limbo onde se encontra, relata os dramas e os instantes de realização desse núcleo familiar, adquirindo assim a existência, através da narração.
Romance que é, em muitos momentos, amargo, mas sempre poético. Um grito de alerta para que não percamos o sentido do lúdico e da magia que ainda existe e resiste na arte e no amor.
Um romance de amor. Obra escrita com coragem, vísceras, fibra e alma. Um encantamento. Imperdível.
This Post Has 0 Comments